quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Um Espírito Correto em Situações Tensas na Assembleia Local - (Filipenses 4:23)


Um Espírito Correto em Situações Tensas na Assembleia Local - (Filipenses 4:23)

Vamos olhar agora para o comentário de Paulo para os filipenses. “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém”. O contexto aqui, que exigia a palavra de advertência de Paulo, é bem diferente do contexto de 2 Timóteo. A unidade da assembleia local em Filipos estava sendo ameaçada e eles precisavam deste comentário final do apóstolo. Na verdade, havia duas irmãs naquela assembleia que não estavam se dando bem (Fp 4:2) e Paulo sabia que se isso não fosse tratado, poderia polarizar os santos na assembleia e causar uma divisão definitiva. Você poderia dizer: “Mas eram apenas duas irmãs que não estavam se dando bem; como elas poderiam ter tal efeito sobre a assembleia?” Bem, isso só nos mostra que os problemas nas assembleias geralmente começam com algo pequeno. Todos afetamos um ao outro, quer percebamos ou não. A Escritura diz: “Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si” (Rm 14:7).
O apóstolo Paulo deu aos filipenses um remédio para o problema de forma que eles pudessem ser proativos e enfrentar a situação antes de esta causar dano. Ele disse: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2:12). Isto se refere a uma salvação prática e coletiva da assembleia que os filipenses deveriam resolver entre si na ausência de Paulo.
Muitos Cristãos tomaram este versículo descuidadamente fora do contexto. Parece que eles não percebem que há uma série de diferentes aspectos da salvação na Escritura. Quando se deparam com as palavras “salvo” ou “salvação”, imaginam que deve estar se referindo à salvação de nossa alma da pena de nossos pecados, conforme anunciado no evangelho. Eles concluem que o apóstolo estava dizendo aos filipenses que precisavam obter sua salvação, que receberam pela fé no evangelho, e a expor em suas vidas para que outros pudessem vê-la. Então as pessoas saberiam que eram verdadeiramente crentes no Senhor Jesus. Isso é um pensamento agradável, mas não é o que este verso está falando. Não é o contexto do capítulo.
O assunto aqui é uma salvação prática e coletiva da assembleia, contra as incursões do inimigo. Satanás gostaria de fazer estragos na assembleia, destruindo-a internamente, interrompendo a unidade e criando divisão. Poderíamos perguntar: “Como eles deveriam resolver sua própria salvação?” O apóstolo lhes disse, no segundo capítulo, que o remédio estava em seguir o padrão do Senhor Jesus em Sua humildade e abnegação (vs. 5-8). Tendo-lhes dado o padrão, Paulo estava dizendo: “vocês precisam operá-la entre vocês mesmos”.
Porém, não sou tão ingênuo a ponto de pensar que as assembleias reunidas ao nome do Senhor não têm tais problemas de vez em quando. Mas eu diria o seguinte: a salvação, neste sentido, não virá por meio de algum “cavaleiro de armadura reluzente” que visite a assembleia. Não, Deus não permitirá que a libertação venha por meio de um irmão visitante. Ele quer que aqueles que compõem a assembleia local trabalhem entre si, imitando a atitude humilde do Senhor Jesus, que desceu, passo a passo, sete vezes neste capítulo. Eu apressar-me-ia a dizer, no entanto, que a assembleia em Filipos estava, no geral, em um bom estado, mas havia um perigo da desunião. O apóstolo estava sendo proativo.
Algumas dessas dificuldades que se desenvolvem nas assembleias locais podem ser rastreadas até algo tão simples como palavras descuidadas. Há uma expressão muito popular que até as crianças dizem no pátio da escola, “Palavras não me atingem” Quero dizer que isso não é verdade! É falso. Palavras e insultos machucam. Provérbios 26:22 diz: “As palavras do maldizente são como bocados vorazes, que descem ao mais íntimo do ventre” (JND). Muitas vezes palavras causam mágoas, e às vezes as pessoas não superam isso. Fofocas são igualmente perigosas. Temos que ter cuidado, irmãos. Estou falando comigo mesmo tanto quanto eu estou falando para vocês neste assunto. Há um velho provérbio (não na Bíblia) que diz: “Aquele que vai fofocar para você vai fofocar sobre você.” E descobri que isso é verdade.
Um irmão, que conheço bem, entrou em uma assembleia onde havia condições conturbadas, e ele disse: “Quando entrei eu vi ‘nitro’ de um lado da sala, e eu olhei e vi ‘glicerina’ do outro lado, e eu sabia que tínhamos o potencial de uma bomba explodindo na reunião!” Isso não deveria ocorrer, mas às vezes ocorre. A resposta é “operai a vossa salvação com temor e tremor”. Temor de quê? Precisamos temer o inimigo trabalhando em nosso meio para destruir a feliz condição de paz. Há carne suficiente em qualquer um de nós para destruir toda a reunião! E Satanás quer, se puder, nos usar para esse fim.
Os dois grandes inimigos da unidade são ambição e exibicionismo. Ambos não têm lugar na assembleia. Precisamos do que Paulo diz no final do terceiro versículo: “cada um considere os outros superiores a si mesmo”. A melhor ilustração disso é o profeta Ezequiel. Ele disse: “Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó... (Ez 14:14). Ele colocou Daniel – um contemporâneo dele – no mesmo plano que os dois patriarcas notáveis dos tempos antigos! Ele falou de Daniel nos mesmos termos como aqueles velhos homens reverenciados e isso mostra que não havia um pensamento de ciúme no coração de Ezequiel. Ele obviamente amava e valorizava Daniel e falava dele respeitosamente. Irmãos, esse é o espírito que precisamos ter em relação aos nossos irmãos na assembleia.
Se houver um impasse na assembleia, precisamos descer e tomar o lugar mais baixo. Lembro-me de ouvir de um homem que estava viajando em um caminho pelas montanhas nos Andes com sua mula totalmente sobrecarregada. A estrada era extremamente estreita, o suficiente para apenas um viajante de cada vez. A estrada foi esculpida na montanha tendo um penhasco íngreme ao lado. Ele prosseguiu, serpenteando uma curva após a outra. Quando chegou no meio de uma curva, o que você acha que ele viu? Outro homem com sua mula totalmente sobrecarregada olhando para ele! O que eles iam fazer? Os dois homens discutiram as possibilidades. Eles perguntaram um ao outro se eles poderiam se lembrar de a que distância se encontrava o lugar onde o caminho se alargava para que dois pudessem passar. Talvez eles pudessem conduzir os animais até aquele ponto. Outra ideia era descarregar os animais. Mas enquanto os homens discutiam isso, as duas mulas descobriram um meio. Uma ficou de joelhos e ficou o mais perto possível da montanha, então a outra passou em torno dela! O ponto que eu estou chamando a atenção aqui irmãos é que, se um impasse na assembleia ocorre, a resposta para cada um de nós é se abaixar, tomar o lugar de submissão e deixar nossos irmãos passar por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...