quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Elias


Elias

Como falado, quero ilustrar cada uma dessas condições com uma figura do Velho Testamento. Para esta primeira condição, vamos ver Elias. Ele ilustra ambas as atitudes erradas das quais falei. Vamos voltar para 1 Reis 19:1-10. “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a dum deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro: e pediu em seu ânimo a morte, e disse: Já basta, ó Senhor: toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo dum zimbro: e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água: e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. Levantou-se pois, e comeu e bebeu: e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite: e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.”
Elias caiu no desânimo, mas ele também se tornou cheio de orgulho. Seu desânimo surgiu de os filhos de Israel se voltarem por completo ao culto de Baal que Jezabel havia introduzido. Ele tinha feito todo o possível para afastar as pessoas disso, mas sem obter sucesso. É verdade que ele matou os profetas de Baal, mas as pessoas ainda tinham o coração nisso. E agora havia uma mulher ímpia que estava controlando o reino, e ela o estava buscando para matá-lo. Era uma época muito desanimadora para se viver se uma pessoa quisesse agradar ao Senhor. Elias não podia suportar mais e sua fé falhou. Então fugiu para salvar sua vida. No capítulo 17, ele tinha estado diante de Deus; no capítulo 18 ele estava diante de Acabe e de todo Israel, mas no capítulo 19 ele foge de uma mulher!
Elias deixa a terra de Israel e vai para o isolamento, pensando que essa é a resposta. Ele deitou-se sob uma árvore de zimbro em desânimo, mas é bom ver o Senhor cuidando dele. Ele vem com graça e encontra Elias em seu desânimo, dando-lhe algo que o fortaleceria para que ele pudesse voltar para a terra de Israel e continuar como um profeta do Senhor. Mas Elias pegou a comida que o anjo lhe deu e continuou indo na direção errada, até o Monte Sinai, onde a lei foi dada. Quando ele chega lá, se esconde em uma caverna e desiste.
É claro que desistir assim não é bom. Não é uma opção para nós. A escritura nos diz para não abandonar “a nossa congregação, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Elias deixou seu desânimo levá-lo até o ponto onde este se transformou em vontade própria. Ele pegou o fornecimento de comida e água que o Senhor lhe deu e o usou para ir mais longe de seu local de testemunho! Deus entende quando ficamos desanimados e o Senhor nos alcançará em nosso desânimo e nos encorajará. Mas se agirmos em vontade própria, o que podemos esperar é o Senhor ficar descontente conosco. Elias ilustra essa atitude de desânimo.
No versículo 10, quando o Senhor fala com ele, o vemos manifestar uma atitude de orgulho. Ele disse: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor”. Você pode ver, por sua resposta, que ele tinha o problema do egocentrismo. Ele estava muito orgulhoso de ter sido fiel, e isso não era bom. Então ele diz: “os filhos de Israel deixaram o Teu concerto, derribaram os Teus altares, e mataram os Teus profetas à espada”. Isso era verdade, mas ele estava apontando falhas, com a infidelidade de seus irmãos, com uma atitude condenatória e isso também não era bom. Então disse: “eu, somente eu, fiquei” (TB). Oh aí está, pensou que era o único correto! Isto é triste; ele não tinha um espírito correto. O Senhor lhe respondeu e disse que ele não era o único correto. O Senhor tinha “sete mil em Israel” que não tinham dobrado os joelhos para Baal (v. 18). Isso nos mostra que, mesmo no dia mais sombrio, Deus terá alguns com quem podemos caminhar.
Ter esse tipo de atitude é uma coisa muito séria e vemos o que o Senhor pensa dela aqui. Ele descarta Elias como Seu profeta! Os dias de seu ministério público em Israel acabaram. Foi-lhe dito para ir e ungir Eliseu, que iria tomar o seu lugar (v. 16). A lição que devemos aprender aqui é que Deus não pode nos usar se tivermos uma atitude de superioridade. Talvez Paulo estivesse pensando que Timóteo poderia cair nisso. Se ele desenvolvesse um espírito errado, ele seria removido de um lugar de utilidade no testemunho Cristão, então ele lhe deu a palavra de conclusão: “O Senhor Jesus Cristo esteja com o teu espírito”.
Podemos ter uma atitude como a de Elias e Deus pode nos remover da assembleia reunida em nome do Senhor. É possível que o Senhor venha a nos peneirar se tivermos um espírito errado. Vou te dar um versículo que mostra isso. “tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no Meu monte santo. Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor” (Sf 3:11-12). Irmãos, vamos ter a certeza de ter um espírito correto em todos os momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...