quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Gideão


Gideão

Vamos abrir em Juízes 8:1-3 para uma ilustração de como devemos lidar com condições conturbadas e problemáticas que surgem entre os irmãos. “Então os homens de Efraim lhes disseram: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente. Porém ele lhes disse: Que mais fiz eu agora do que vós? não são porventura os rabiscos[1] de Efraim melhores do que a vindima de Abiezer? Deus vos deu na vossa mão aos príncipes dos midianitas, Orebe e Zeebe; que mais pude eu logo fazer do que vós? Então a sua ira se abrandou para com ele, quando falou esta palavra.”
Os efraimitas eram um povo orgulhoso. Eles, na realidade, disseram de si mesmos: “sendo eu um tão grande povo” (Js 17:14). Eles eram a maior tribo numericamente e tinham o maior pedaço de terra na herança. Eles também tinham o tabernáculo em uma de suas cidades (Siló), onde todas as outras tribos tinham que vir adorar. Estas coisas alimentavam o orgulho deles. Eles pensavam que se alguma coisa tivesse de ser feita em Israel, seria feita, afinal de contas, por e através deles! Quando Gideão agiu por Deus e alcançou uma vitória sobre os midianitas, os efraimitas naturalmente quiseram ter parte nessa glória. Temos aqui uma imagem da ambição e do exibicionismo de que estávamos falando. Às vezes, há pessoas como essas na assembleia e isso traz, para alguns, momentos de bastante prova.
Bem, como Gideão enfrentou isso? Ele o enfrentou com a “mansidão e benignidade de Cristo” (2 Co 10:1). A Bíblia nos diz: “A resposta branda desvia o furor” (Pv 15:1), e isso é exatamente o que aconteceu aqui. Gideão apaziguou os efraimitas. O que ele estava realmente fazendo é o que Paulo disse aos filipenses para fazer, cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Ele diz a eles: “O que eu fiz em comparação com vocês? Você fez muito mais do que eu. Porque a quantidade de uvas deixadas após a colheita em Efraim é maior do que toda a colheita em Abiezer (cidade de Gideão)”. Além disso, ele se firma no fato de que eles haviam capturado os príncipes dos midianitas que eram pessoas importantes do exército midianita e lhes dá o crédito por esse bom trabalho.
A atitude de Gideão estava correta, mas não desculpa a má atitude dos efraimitas. Se não nos julgarmos, mais cedo ou mais tarde vamos nos deparar com alguém que não vai recuar e haverá um repugnante confronto. Isto é exatamente o que aconteceu com os efraimitas no capítulo 12. Eles conheceram um homem (Jefté) que não era do mesmo caráter que Gideão, e faíscas começaram a voar. A coisa explodiu em uma guerra total entre o povo de Deus e muitos foram mortos. Acredito que foi a primeira guerra civil em Israel.
Se comparamos passagens em outros lugares no livro de juízes, aprenderemos que havia uma linhagem ruim entre os efraimitas. Juízes 12:15 nos diz que os amalequitas realmente habitaram entre os efraimitas. Quando a tribo de Efraim entrou para tomar sua porção na terra, nos dias de Josué, eles “não os expeliram de todo” (Js 17:13). Assim, eles se estabeleceram entre os amalequitas. Então lemos em Juízes 5:14[2] que alguns deles tinham uma “raiz” em Amaleque, porque os efraimitas haviam se casado com os amalequitas! Isso era inevitável. Primeiro eles habitaram entre os amalequitas e então começaram a se casar com eles.
Como você sabe, na Escritura os amalequitas falam da carne e das operações de Satanás. Isso explica por que os efraimitas eram tão carnais. Desnecessário dizer que vamos nos deparar com pessoas com este tipo de personalidade na assembleia e vai ser preciso graça para lidar com eles em um espírito correto. Se não o fizermos, poderemos facilmente destruir a unidade da assembleia. A personalidade efraimita na assembleia terá sua disciplina no tempo certo de Deus. Cedo ou tarde eles vão encontrar o “Jefté” deles, mas não deixe que este seja você. O Senhor não é indiferente às injustiças de Seu povo. Nada na assembleia passa sem que Ele perceba, e se for preciso ser tratado, Ele o trará à tona.


[1] N. do T.: O Concise Bible Dictionary diz que “... o resíduo (da colheita – os rabiscos) deveria sempre ser deixado para os pobres. Lv 19:9-10;23:22; Rt 2:2-23” – pág. 319.
[2] “De Efraim desceram os que tinham a sua raiz em Amaleque” (Jz 5:14 – AIBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...