quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

2) Orgulho


2) Orgulho

A outra atitude que precisamos estar em guarda contra ela é o orgulho. Isso pode rastejar para dentro de nós sem que percebamos. Se houve algum tipo de fidelidade da nossa parte, pode haver uma tendência de menosprezarmos, com pensamentos depreciativos sobre os nossos irmãos que não mostrem o mesmo interesse que temos. Precisamos ter cuidado com isso. Existe o perigo de ficar inchado de orgulho e pensar que somos melhores do que os nossos irmãos. Estamos indo na direção da queda quando esse é o caso, porque “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv 16:18).
Não queremos nos ocupar do fracasso ao nosso redor, nem queremos ficar ocupados com nossa própria fidelidade, se há alguma em nossa vida. Você pode entender por que Paulo disse isso a Timóteo. Muitos estavam abandonando o apóstolo. Ele disse: “os que estão na Ásia todos se apartaram de mim” (2 Tm 1:15). Ele também disse: “Só Lucas está comigo” (2 Tm 4:11). Não restaram muitos com disposição para servir o Senhor da maneira que o apóstolo queria e você pode ver que existia o perigo de Timóteo ter a ideia de que ele era melhor do que seus irmãos.
Você sabe, uma atitude de superioridade é uma coisa perigosa entre o povo do Senhor. Os santos reunidos precisam estar especialmente atentos contra isso porque foram extremamente privilegiados, tendo sido expostos a muita verdade que se perdeu por séculos. Podemos ter uma atitude sobre isso que certamente desagrada ao Senhor. Podemos ter a ideia de que somos melhores do que nossos irmãos que foram espalhados nas várias denominações, e achar que somos “os poucos fiéis” que restaram. É possível estar correto na doutrina, correto em princípio e até mesmo correto na conduta externa, mas estar errado em espírito. Podemos ter uma atitude que vai desviar outros Cristãos ao invés de atraí-los para a verdade.
O servo do Senhor precisa entender que qualquer fidelidade que tenha havido em sua vida é inteiramente por causa da obra da graça de Deus. Precisamos servir com um profundo sentimento de que não somos em nada melhores do que qualquer um de nossos irmãos nas denominações. Não temos nada a nos vangloriar, senão na graça pura e soberana de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...