quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Aitofel


Aitofel

O indivíduo no Velho Testamento que ilustra um espírito implacável é Aitofel. Vamos voltar para 2 Samuel 15:12, “Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Gilo, estando ele sacrificando os seus sacrifícios”. E então, no versículo 31, “Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão.”
Houve uma conspiração no reino de Davi. Seu próprio filho (Absalão) tinha se levantado contra ele. Desnecessário dizer que Davi estava em apuros e fugiu para salvar sua vida e correu para o deserto para se refugiar. Quando Absalão e todo o Israel se voltou contra ele, descobrimos que Aitofel, amigo de Davi (Sl 41:9, 55:12-14), ficou do lado deles! Que choque e decepção isso deve ter sido. No exato momento em que ele mais precisava de seu amigo, este se virou contra ele. A razão para isso foi que Aitofel tinha um espírito implacável em relação a Davi. Ele o abrigara profundamente em seu coração e estava lá por um longo tempo, mas agora havia saído.
Se ligarmos o capítulo 11:3 com o capítulo 23:34, aprendemos que Aitofel era avô de Bate-Seba. E quando Davi cometeu adultério com ela e matou seu marido, Aitofel guardou sentimentos amargos em relação a Davi. Não achou que ele tinha recebido a devida disciplina do Senhor por seu erro. (Lv 18:20, 29, 20:10; Dt 22:22). Não há menção de qualquer espírito amargo em Aitofel até este momento. Ele tinha mantido bem escondido. Hebreus 12:15 diz: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Todos sabemos o que é uma raiz. É algo que cresce abaixo da superfície, e às vezes vai brotar do chão em um lugar longe da árvore. Isso nos mostra que se não julgarmos um espírito amargo e implacável, mais cedo ou mais tarde ele vai se exteriorizar. E isso explica por que Aitofel tomou partido contra Davi quando este foi rejeitado.
Tendo permitido que essa raiz crescesse abaixo da superfície, vemos que quando ela brotou era feia – muito feia. No capítulo 16:15-23 ele aconselha Absalão a fazer Davi pagar por seu pecado dez vezes! Ele sugere que ele vá para dez das concubinas de Davi. Ele tinha uma razão plausível para isso – para fortalecer o compromisso do povo ao seu lado contra Davi – mas ele realmente queria ver Davi pagando por seu adultério. Isso mostra que realmente não tinha qualquer preocupação piedosa para o pecado de Davi; se ele tivesse, não teria sugerido o mesmo pecado e dez vezes mais! Isso nos mostra que, se um espírito implacável é deixado sem julgamento, ao longo do tempo ele se tornará vingativo. No próximo capítulo (17), ele se oferece para sair para o deserto e matar Davi! Esta foi outra vingança pela morte do marido de Bate-Seba. Tal é a medida em que um espírito não julgado e amargurado agirá.
Oh, irmãos, precisamos ter um espírito correto nessas situações e perdoar de coração. Que Deus nos dê a graça de manter uma mão aberta para todos os que agem injustamente contra nós. O Senhor Jesus é o nosso exemplo perfeito. Quando O levaram e O crucificaram, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...