quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

1) Desânimo


1) Desânimo

Podemos entender muito bem como Timóteo deve ter ficado desanimado quando pensamos em todas as coisas que Paulo disse que estavam acontecendo no testemunho Cristão e as que iriam acontecer. Viria o tempo em que aqueles que professam o nome de Cristo iriam desviar seus “ouvidos da verdade” (2 Tm 4:4). Tais são os dias em que vivemos. Você pode ser tentado a levantar os braços e dizer: “Não tem jeito; não há esperança. Quando tento falar da verdade a alguém, ele não quer saber.” Provavelmente todos aqui tivemos essa experiência. Assim, você pode ver como deve haver uma tendência a ficar desanimado nestes dias.
Quando vemos tais condições desanimadoras, temos a tentação de buscar o isolamento ao invés de tentar andar com o povo de Deus. Você já teve um pensamento como esse? Com todas as situações difíceis e frustrantes ao nosso redor, podemos querer fazer isso, mas o isolamento não é a resposta. Paulo nunca apresenta essa opção a Timóteo. Não, mas ter um espírito correto é a resposta. Se estamos deixando as coisas nos levar até o ponto onde queremos desistir, algo ficou fora de foco.
Um desânimo deste tipo vem geralmente de se ocupar com a falha. Estejamos atentos quanto a isto; aqueles que estão habitualmente ocupados com a falha se tornarão falhos! Devemos estar ocupados com o Senhor Jesus Cristo e o que diz respeito aos Seus interesses na Terra. Este é o nosso foco adequado; não a ruína e as falhas entre o povo de Deus. Há alguns que têm mais dificuldade com isso do que outros. Parece que eles sempre querem falar sobre os problemas que existem. Digo-lhes que não é uma ocupação saudável.
Havia um irmão que tinha um problema crônico com isso, e o Sr. Hayhoe disse a ele: “Se você tem que ser melancólico, seja um melancólico agradável”. É verdade que Deus quer que sintamos o estado das coisas, mas não tanto ao ponto de querer desistir. Precisamos orar pelo estado atual das coisas e assumir nossa parte no fracasso, como Daniel fez em relação à condição arruinada de Israel (Dn 9). Oremos por ouvidos para ouvir e olhos para ver, porque Deus ainda está trabalhando nestes dias. Haverá sempre alguns que receberão a verdade, mesmo que as massas não o façam.
Uma das razões pelas quais temos de ter cuidado em não desanimar é que o desânimo é contagioso. Podemos desencorajar os outros! Pedro é um exemplo disso. Ele estava desanimado, após ter falhado, e isso afetou os outros discípulos. Ele lhes disse: “Eu vou pescar” (Jo 21:3). É como se ele tivesse dito: “vou voltar ao meu antigo trabalho, porque eu falhei e não acho que o Senhor vai me usar mais em seu serviço.” E os outros discípulos responderam: “Também nós vamos contigo.” Isso é realmente triste – Pedro deixou seu desânimo afetar seus irmãos, e os sete se afastaram da obra a que o Senhor os chamou. Digo-vos, o desânimo é contagioso. Precisamos ter o cuidado de, quando chegamos às reuniões, incentivar nossos irmãos e não os desencorajar.

2 comentários:

  1. Q maravilha podermos contar com uns com os outro para termos forças, pq não é fácil.

    ResponderExcluir
  2. Sim é verdade temos que encorajar os irmãos na comunhão e levá-los a perceber que Cristo é a vida deles e devem viver Cristo todos os dias e que alvo deles é é o destinos deles é estar com Cristo.

    ResponderExcluir

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...